HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO NO BRASIL


Tendo como objetivo o cumprimento do direito à igualdade de condições de vida e de cidadania, bem como a garantia do igual direito às histórias e culturas que compõem a nação brasileira e, ainda, do direito de acesso às diferentes fontes da cultura nacional a todos brasileiros, o Conselho Nacional de Educação, por meio do Parecer 003/2004, homologou as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana.

 

Sobre o Parecer 003/2004, é CORRETO afirmar que:


a divulgação e produção de conhecimentos, posturas e valores étnico-raciais pouco ou nada contribuem para o fortalecimento de relações democráticas e igualitárias.
o sentido de políticas de ações afirmativas presente nas DCNs para a Educação das Relações Étnico-Raciais diz respeito apenas à ampliação do acesso da população afrodescendente à escola.
as DCNs para a Educação das Relações Étnico-Raciais procuram oferecer uma resposta em termos de políticas de ações afirmativas à demanda educacional da população afrodescendente.
a ênfase no reconhecimento da cultura africana e a valorização da história e identidade da população afrodescendente não contribui com a construção e afirmação de uma cultura nacional.
a introdução dos temas da história, da cultura e da identidade afrodescendente no currículo escolar estimulam a segregação e o preconceito étnico-racial.

A fermentação das discussões pedagógicas no Brasil teve início ainda no final do Império, intensificando-se após a proclamação da República. As novas ideias, vindas da Europa e depois dos Estados Unidos, estimularam as reflexões, inicialmente com a divulgação do método intuitivo e, posteriormente, com o ideário positivista. Sobre o processo de construção de ideias pedagógicas no Brasil, julgue as alternativas a seguir.

 

I A pedagogia tradicional predominante desde o Império marcou intensamente as práticas pedagógicas do século XX contribuindo com a educação de sujeitos livres, críticos e criativos.

II Além do positivismo, no início da República alguns intelectuais sofreram influência do ecletismo que reunia diversas tendências filosóficas.

III Nas primeiras décadas do século XX o movimento anarquista criticava a repartição injusta dos benefícios culturais e defendiam uma escola única e universal.

IV A pedagogia progressista defendida pelo movimento escolanovista concretizou imediatamente uma profunda transformação na concepção de educação e nos ideais de escola pública e universal.

V Na década de 1930 os escolanovistas fertilizaram o debate sobre educação, compreendendo as novas necessidades de um país urbanizado e industrializado.

 

Estão CORRETAS as afirmativas:


I, III e V.
II, IV e V.
I, IV e V.
I, II e IV.
II, III e V.

Marcado por transformações no âmbito econômico, na estruturação e no domínio do modo de produção capitalista, o XIX imprimiu sobre a produção intelectual e pedagógica o predomínio da racionalidade técnica herdada da revolução científica do século XVII. Nesse contexto, a laicização e a emancipação das formas de pensar a sociedade alcançaram novos processos de racionalização que, por sua vez, produziram profundas mudanças nos saberes que se organizam sob o primado da razão. Por esse motivo, o pensamento pedagógico do século XIX precisa ser compreendido a partir do estágio em que se encontravam a filosofia e a ciências.

 

Sobre as ideais pedagógicas do século XIX, julgue as assertivas a seguir.

 

I O romantismo estético alemão alargou a noção de Bildung, conceito que corresponde ao desenvolvimento espiritual por meio da cultura.

II O romantismo estético alemão em nada influenciou a exploração dos temas relacionados à construção das identidades históricas e nacionais.

III A interpretação filosófica do século XIX gerou uma nova base de conhecimentos, conciliando os conceitos positivistas, idealistas e materialistas.

 

Está CORRETO o que se afirma em:


I e II.
I, somente.
II, somente.
III, somente.
I e III.

As reformas empreendidas por Francisco Campos a partir de 1931 marcaram não somente o início do processo de centralização do governo em relação à educação, como, em certa medida, sintetizaram a proposta escolanovista de uma educação obrigatória, pública, gratuita e leiga como dever do Estado, a ser implantada em programa de âmbito nacional. Os seis decretos assinados por Campos entre 1931 e 1932, além do que dispunham sobre o regime universitário e a organização da Universidade do Rio de Janeiro, trataram da organização do ensino secundário e comercial, e da criação do Conselho Nacional de Educação.

 

Acerca da reforma Francisco Campos, julgue os itens a seguir.

 

I A reforma do ensino secundário equiparou as escolas ao Colégio Pedro II, e estabeleceu normas de admissão de professores e inspeção do ensino.

II O ensino secundário passou a ser oferecido em dois ciclos: um fundamental, de cinco anos, e outro complementar, de dois anos.

III A reforma do ensino secundário deu às instituições de ensino oficial autonomia pedagógica para gestão do currículo e das práticas de ensino.

 

Está CORRETO o que se afirma em:


I, somente.
III, somente.
II e III.
I e II.
I e III.

Leia, com atenção, as asserções a seguir.

 

A cultura designa a própria ação do sujeito humano sobre a natureza humana [...] a cultura é, então, o que o homem faz de si e de seu mundo.

PORQUE

O homem é um ser cultural situado que vive e se desenvolve numa determinada cultura, sendo que esta [a cultura] é, ao mesmo tempo, morada do homem e moradora no homem.

 

A respeito dessas asserções, assinale a alternativa CORRETA.


As duas asserções são proposições falsas.
A primeira é uma proposição verdadeira, e a segunda, falsa.
A primeira é uma proposição falsa, e a segunda, verdadeira.
As duas são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
As duas são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.

Leia, com atenção, o trecho extraído do Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova.

 

Toda a educação varia sempre em função de uma "concepção da vida", refletindo, em cada época, a filosofia predominante que é determinada, a seu turno, pela estrutura da sociedade. [...] Ora, se a educação está intimamente vinculada à filosofia de cada época, que lhe define o caráter, rasgando sempre novas perspectivas ao pensamento pedagógico, a educação nova não pode deixar de ser uma reação categórica, intencional e sistemática contra a velha estrutura do serviço educacional, artificial e verbalista, montada para uma concepção vencida.

 

(Disponível em: http://www.histedbr.fe.unicamp.br/revista/edicoes/22e/doc1_22e.pdf. Acesso em: 09 dez. 2015)

 

Acerca da crítica à velha estrutura do serviço educacional presente no texto acima, assinale a alternativa CORRETA.


Entre os objetivos do Manifesto destacava-se a superação do caráter discriminatório e antidemocrático do ensino brasileiro.
Entre os objetivos do Manifesto destacava-se o caráter tradicional do ensino e das práticas enciclopedistas como método adequado à instrução escolar.
Entre os objetivos do Manifesto destacava-se a defesa pela escola catequética e obrigatória, com ênfase na transmissão de saberes práticos e na formação profissional.
Entre os objetivos do Manifesto destacava-se a defesa pela escola católica e pelo método jesuítico, numa associação da cultura clássica e dos princípios cristãos.
Entre os objetivos do Manifesto destacava-se o uso do método de ensino verbalista, com refinado e constante uso da repetição e da memorização na formação do homem erudito.

A chegada da República trouxe à tona importantes mudanças no campo social e econômico brasileiro. Destas, destacam-se a remodelação das relações do trabalho escravo para o trabalho livre assalariado, expansão dos setores de prestação de serviços e da pequena indústria; o crescimento urbano, das camadas médias e do proletariado urbano formado pelos imigrantes. Segundo Aranha (2006, p. 298-299), quanto à instrução, “o projeto político republicano visava a implantar a educação escolarizada, oferecendo o ensino para todos. É bem verdade que se tratava ainda de uma escola dualista, em que para a elite era reservada a continuidade dos estudos, sobretudo o científico [...] enquanto o ensino para o povo ficava restrito ao elementar e profissional”.

 

Sobre o projeto político republicano de educação, assinale a alternativa CORRETA.


O ideário republicano implicou profundas mudanças no campo social, promovendo a democratização do acesso à educação e garantia da permanência na escola.
Os processos democráticos em que se baseavam as reformas da instrução aplicadas na Primeira República corrigiram as distorções do acesso à escola e garantiram a mesma qualidade da educação em todos os estados brasileiros.
O ideário republicano reconhecia na educação o caminho para a superação das carências populares, incorporando as grandes camadas da população na senda do progresso nacional.
Os esforços políticos e dos intelectuais no advento da República garantiram que a meta de ampliação do acesso à escola e da transformação das pessoas em “cidadãos de verdade” fosse plenamente cumprida.
O caráter reformista da sociedade representou um retrocesso no discurso pedagógico libertário, ao impor uma didática comportamentalista baseada nos castigos físicos.

Promulgada em 5 de outubro de 1988, a nova Constituição Federal representou um significativo avanço para a democracia no Brasil. Denominada Constituição Cidadã, a nova Constituição procurou sanar as deficiências democráticas da sociedade, incluindo amplos direitos sociais, políticos e civis. Nesse quadro, a Educação ganhou especial destaque, sendo reconhecida como "direito de todos e dever do Estado e da família" (Art. 205). Já no o Artigo 206, encontramos os princípios sobre os quais devem orientar-se as práticas de ensino no Brasil.

 

Dos princípios abaixo, é CORRETO o que se afirma em:

 

I Igualdade de condições para o acesso e a permanência na escola.

II Liberdade para aprender, ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento, a arte e o saber.

III Gratuidade do ensino em estabelecimentos oficiais públicos ou privados.

IV Pluralismo de ideias e de concepções pedagógicas, e coexistência de instituições públicas e privadas de ensino.

V Valorização dos profissionais da educação escolar.

VI Gestão democrática das escolas particulares, na forma da lei. VII Garantia parcial do padrão de qualidade.

 

Assinale a sequência CORRETA.


III, IV e V.
I, II, IV e V.
II, III e IV.
I, III, IV e V.
II, III e V.

As “Constituições” de 1599, conhecidas como Ratio Studiorum, determinaram a primeira legislação escolar da Companhia de Jesus. Em suas regras havia a proposição dos cursos de Letras, com duração de cinco anos; de Filosofia, com duração de três anos; e Teologia, com duração de quatro anos. Sobre a atividade pedagógica jesuítica, julgue as afirmativas a seguir, indicando V para as que forem verdadeiras e F para as que forem falsas.

 

( ) O Ratio Studiorum, servia como manual de responsabilidade, desempenho, subordinação e relacionamento dos membros dos colégios da Companhia de Jesus.

( ) A pedagogia jesuítica fundamentava-se na promoção da autonomia intelectual e na crítica da ordem social, do poder político, dos valores, dos costumes e da fé cristã.

( ) Ratio Studiorum sinalizava uma rígida hierarquia entre os saberes; tanto o ensino de Letras quanto o de Filosofia não funcionavam senão como introdução para a formação teológica.

( ) O método educacional das escolas jesuítas seguiam as diretrizes do Ratio Studiorum eram ministradas de modo verbal e baseavam-se no diálogo crítico e reflexivo.

( ) As aulas eram ministradas por meio de repetições diárias e semanais dos conteúdos; o professor deveria valer-se dos manuais e os estudantes reproduziam fielmente os conhecimentos adquiridos.

 

Assinale a sequência CORRETA.


F, V, F, V, F.
V, V, F, F, V.
V, F, F, V, V.
V, F, V, F, V.
F, F, F, V, V.

As dimensões da experiência e da memória se articulam no interior do fenômeno educativo na medida em que a memória se manifesta como a dinâmica própria do relacionamento que o homem mantém com o mundo. Ora, se a experiência descreve os modos de significação do homem através da história, a trama de suas memórias não poderia ser outra coisa senão o território mesmo sobre o qual se desdobram os significados que ele atribui à sua própria existência.

 

Quanto ao espaço dinâmico do relacionamento homem/memória/mundo, espera-se que educação escolar:


nomeie o sentido da formação como aprendizagem pragmática e promoção dos saberes técnicos.
recobre o espaço da aprendizagem como apropriação isolada dos conteúdos de formação técnica.
priorize a racionalidade técnica em função do pragmatismo utilitário das relações pedagógicas.
careça de um sentido extrínseco ao contexto histórico-cultural de organização das sociedades.
implique o sentido de produção da cultura como espaço de (trans)formação do homem, no mundo.
Páginas: 12345678910
11